Música erudita é implantada em uma das maiores favelas de SP

12:26

Escrito por Amanda Stéfane

Instituto Baccarelli de Heliópolis oferece formação musical erudita para crianças e jovens com vulnerabilidade social

Com programas socioculturais atendendo crianças e jovens, que através de formação musical e artística, proporcionam desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música. O instituto Baccarelli tira crianças das ruas para mostrar-lhes a beleza da música erudita.

Foto: Amanda Stefane / Os instrumentos musicais podem ser tocados por todos, a premissa é o incentivo e o esforço de professores engajados em ensinar sem querer nada em troca a não ser a concretização da boa ação.
Criado em 1996 por Silvio Baccarelli, que se sensibilizou ao assistir pela televisão um incêndio acontecido em Heliópolis. Silvio dirigiu-se para uma escola pública da comunidade e para ajudar os familiares, sugere ensinar música clássica para 36 crianças e adolescentes. Na época não havia local adequado disponível na região, então ele resolve ceder seu próprio imóvel na Vila Mariana e, inicialmente, resolve pagar todas as despesas necessárias para a realização das aulas.


André tem 10 anos e desde os 5 anos estuda no instituto. Hoje faz aula de violino e coral já se apresentou na Sala São Paulo e nos eventos internos. André diz que a música o ajudou a acreditar que é possível sonhar e que os sonhos se tornam realidade. “Tenho o sonho de ser músico, mas ainda é muito difícil escolher entre ser violinista ou coralista! ”.

Em 2005 o Instituto transfere-se para a comunidade de Heliópolis, ocupando a edificação de uma antiga fábrica de sucos. Hoje o instituto abriga mais de 1.300 crianças e adolescentes e já inspirou Antônio Ermírio de Moraes a escrever a peça teatral “Acorda Brasil”.

Foto: Amanda Stefane / O espetáculo começa quando todos estão a postos, com ensaio diários a grandiosidade IB, e o empenho dos alunos deixa claro a grande importância do projeto.   
 “ O meu filho veio para o instituto por conta de uma crise de ansiedade e desde que ele começou a praticar música eu vejo uma enorme diferença no comportamento dele. Ele tem os horários definidos e principalmente disciplina”. Conta uma das representantes da comissão de pais. 

“Na minha casa costumo dizer que a criança que faz Barccarelli é uma criança diferenciada”. O instituto pretende construir um teatro para continuar incentivando as crianças e os jovens da comunidade para que eles continuem buscando pelos seus objetivos.


You Might Also Like

3 comentários

Publicações

Formulário de contato